Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início
 
 
 

Equipamentos e insumos
para seringueira
Equipamentos para sangria
Acessórios
Insumos agrícolas

Notícias

Links Úteis

Contato e localização

Parceiros

Cadastre-se e receba o
Polinews
Informe seu email para receber o Polinews

 
Polo de seringueira será tema de reunião na segunda-feira
Votuporanga é um dos centros paulistas de cultivo de seringueira
Na próxima segunda-feira, uma reunião com a secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi, vai discutir a instalação no polo regional da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócios (Apta), em Rio Preto, de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária: a Embrapa Seringueira. De acordo com Sílvio Di Jacintho, diretor de Agrone-gócios da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto (Acirp), a reunião está agendada para ocorrer às 15 horas, no gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em São Paulo (SAA).

O encontro vai contar com a presença de representantes da Acirp, da Associação Paulista dos Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), do presidente da Embrapa, Pedro Arraes Pereira, do coordenador de Assitência Técnica Integral, José Carlos Rossetti, e de representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do deputado federal Edinho Araújo. “Ainda não tenho certeza se Maurício Bellodi, presidente da Acirp, vai participar da reunião”, afirmou Jacintho.

A ideia de implantar a Embrapa Seringueira em Rio Preto surgiu no ano passado e ganhou impulso após reunião realizada dia 8 de dezembro com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e com o presidente da Embrapa, Arraes Pereira, em Brasília. Na ocasião, Sílvio Di Jacintho e Heiko Rossman, diretor da Apabor, acompanhados por Araújo, oficializaram o pedido. Mendes Ribeiro Filho teria concordado com a proposta desde que a unidade fosse instalada em parceira com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Votuporanga

Nesta semana, o deputado estadual Carlos Pignatari esteve com Rossetti, em Campinas, para solicitar que a Apta de Votuporanga sedie um centro de excelência em heveicultura. A Apta Votuporanga, juntamente com a Apta de Pindorama, sediam experimentos e contam com pesquisadores científicos especializados no plantio, cultivo e manejo de seringais. Parcerias entre a Secretaria de Agricultura paulista e a Embrapa não são novidade. O pesquisador científico Paulo de Souza Gonçalves, lotado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e um dos nomes mais respeitados na atividade é, na realidade, funcionário da Embrapa cedido ao instituto paulista.

Pignatari afirmou que os dois polos com maior destaque no cultivo da seringueira no Estado de São Paulo são as unidades localizadas em Votuporanga e em Pindorama, lembrando que as grandes áreas de produção comercial concentram-se no sudeste asiático e a produção brasileira, ainda que tenha apresentado crescimento nos últimos anos, só responde por 18% das necessidades. O restante importado de outros centros produtores, com reflexos negativos para a balança comercial.

O deputado afirmou que ficou sabendo da reunião que ocorrerá na segunda feira no final da tarde de ontem após contato telefônico com o coordenador da Cati. Ele disse defender a instalação de um centro de excelencia no Noroeste paulista. “Pode ser em Pindorama, Rio Preto ou Votuporanga”, afirmou. Para Pignatari, o Noroeste Paulista desponta como grande produtor de seringueira e a instalação de um centro de excelência permitrá maior desenvolvimento e oferecimento de tecnologias avançadas aos produtores, um avanço para São Paulo principalmente na geração de novas fontes de renda.



Fonte: Diario da Região
 
 
 
tags: polifer, plantio de seringueira, plantio de seringal, canecas para plantio de seringueira, canecas para seringueira, heveicultura, suporte jotão, suporte jotinha, faca para enxertia, faca corneta, pulverizador, válvula para irrigação, bico injetor de solo, refil horsy, refil stylo, faca para sangria, seringueira, polifer, adubo, floresta, seringal, gel para plantio, arame, suporte, reserva legal, insumos, borracha natural, investimento sustentável, sustentabilidade, caneca, bica, muda de seringueira
Grupo POLIFER - Todos os direitos reservados
Studio Internet