Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início
 
 
 

Equipamentos e insumos
para seringueira
Equipamentos para sangria
Acessórios
Insumos agrícolas

Notícias

Links Úteis

Contato e localização

Parceiros

Cadastre-se e receba o
Polinews
Informe seu email para receber o Polinews

 
Epamig faz treinamento sobre cultura de seringueira no Sul de Minas
Entre os dias 26 e 30 de setembro de 2011, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Antônio de Pádua Alvarenga, vai realizar um treinamento sobre cultura da seringueira para produtores do município de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, e para técnicos da Emater-MG regional. Segundo ele, há muitos produtores interessados em iniciar a atividade na região.

"No município há apenas dois produtores que já plantaram seringueira. Quero destacar as alternativas de plantio e a possibilidade de consórcio com outras culturas, além de demonstrar os benefícios da seringueira ao meio ambiente. A cultura recupera e regenera áreas degradadas, como é o caso das pastagens, e é alternativa de renda para a região", ressalta Pádua.

O treinamento no Sul de Minas é financiado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), cuja demanda surgiu a partir de uma apresentação que a Epamig realizou em São Gonçalo do Sapucaí, em 2010, lembra Pádua.

No primeiro dia de curso, o pesquisador fará uma apresentação geral sobre a cultura da seringueira para produtores da região e, em separado, para técnicos da Emater-MG e das cooperativas de produtores de café e de leite de São Gonçalo do Sapucaí. A programação inclui desde a parte básica (botânica e origem), passando por todo processo de produção de mudas, plantio e extração do látex.

Completando o treinamento, o grupo fará visitas técnicas às plantações e viveiros instalados no interior de São Paulo, como em São José do Rio Preto e redondezas, e conhecerá uma indústria processadora do látex.

BENEFÍCIO PARA AGRICULTURA FAMILIAR

De acordo com o pesquisador Antônio de Pádua Alvarenga, a exploração da seringueira pode beneficiar a agricultura familiar. "São necessárias apenas duas pessoas para cultivar cerca de cinco hectares, que podem garantir uma renda mensal da ordem de R$ 3 mil", estima. As condições favoráveis à produção de seringueira em Minas Gerais são confirmadas por pesquisas da Epamig Regional Zona da Mata. "Os principais fatores favoráveis à cultura, no estado, são a boa localização e a disponibilidade de água", ressalta.

Apesar dos resultados obtidos com a produção orientada por técnicos, usando adubação correta e proteção contra eventuais pragas, Minas Gerais tem pouca exploração de seringueira. "Contamos com cerca de três mil hectares em produção, enquanto o Brasil dispõe de 130 mil hectares, e no mundo inteiro a cultura está espalhada em mais de nove milhões de hectares. Há condições de desenvolver a cultura no estado, apesar de as características climáticas serem bem diversas das predominantes na região Amazônica, que é quente e úmida", observa o pesquisador.

Segundo Pádua, os produtores mineiros podem se beneficiar do crescente consumo de borracha no Brasil, com possibilidades de participar das exportações, inclusive ocupando parte do espaço deixado pelos grandes produtores da Ásia que, em futuro próximo, deverão vender o produto transformado.

O crescimento da demanda por borrachas no Brasil (7,3% ao ano) foi mais acelerado do que o mundial (4,6% ao ano). "Enquanto isso, o ritmo de crescimento da produção de borracha natural no Brasil (4,8% ao ano) em relação ao mundial (6,4% ao ano) mostra o país perdendo espaço na expansão da cultura".

Fonte: Agrosoft
 
 
 
tags: polifer, plantio de seringueira, plantio de seringal, canecas para plantio de seringueira, canecas para seringueira, heveicultura, suporte jotão, suporte jotinha, faca para enxertia, faca corneta, pulverizador, válvula para irrigação, bico injetor de solo, refil horsy, refil stylo, faca para sangria, seringueira, polifer, adubo, floresta, seringal, gel para plantio, arame, suporte, reserva legal, insumos, borracha natural, investimento sustentável, sustentabilidade, caneca, bica, muda de seringueira
Grupo POLIFER - Todos os direitos reservados
Studio Internet