Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início
 
 
 

Equipamentos e insumos
para seringueira
Equipamentos para sangria
Acessórios
Insumos agrícolas

Notícias

Links Úteis

Contato e localização

Parceiros

Cadastre-se e receba o
Polinews
Informe seu email para receber o Polinews

 
Região Noroeste de SP investe na plantação de seringueiras
Créditos do Governo Federal estimulam os agricultores a migrar para a cultura

Daniel Morales/TV TEM

Quase 70% de toda a borracha utilizada no Brasil é importada. Há 100 anos, a realidade era outra: o país era um grande exportador do látex. Agora, o Governo quer incentivar os agricultores a plantar a seringueira. No noroeste paulista já tem gente ganhando dinheiro no setor.

No viveiro em Macaubal, região de São José do Rio Preto, as mudas são preparadas até a hora de serem plantadas no campo. A produtora rural Luciana Pícolo está com a terra quase pronta para receber as seringueiras. Ela tem uma área de 10 hectares onde vai plantar 5 mil mudas.

Luciana pegou um crédito oferecido por uma instituição financeira, que está ajudando pequenos produtores que nunca mexeram com seringueira.


Como o país produz apenas um terço da quantidade necessária de borracha para as indústrias, a idéia é incentivar os produtores. O crédito oferecido é do banco do Governo Federal, no valor de R$ 100 mil por produtor, com juros que chegam até 6,75% ao ano. Como a seringueira demora 7 anos para começar a produzir látex, quem conseguir o crédito terá o mesmo tempo de carência e até 12 anos para quitar o débito.


Segundo especialistas, com mais produtores investindo nesse mercado, é possível que o Brasil diminua a importação da matéria-prima de países da Ásia. Principalmente para a fabricação de pneus. Quem investe no setor comemora o retorno, como Pompílio Braguini, que tem 3 mil seringueiras.

O lucro com as seringueiras também atrai novos investimentos no setor. A assistente de marketing, Naiara Ferreira trabalha em uma empresa que dá suporte a produtores. Desde o preparo da terra até a sangria.


Fonte: Tem Mais Notícias
 
 
 
tags: polifer, plantio de seringueira, plantio de seringal, canecas para plantio de seringueira, canecas para seringueira, heveicultura, suporte jotão, suporte jotinha, faca para enxertia, faca corneta, pulverizador, válvula para irrigação, bico injetor de solo, refil horsy, refil stylo, faca para sangria, seringueira, polifer, adubo, floresta, seringal, gel para plantio, arame, suporte, reserva legal, insumos, borracha natural, investimento sustentável, sustentabilidade, caneca, bica, muda de seringueira
Grupo POLIFER - Todos os direitos reservados
Studio Internet