Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início
 
 
 

Equipamentos e insumos
para seringueira
Equipamentos para sangria
Acessórios
Insumos agrícolas

Notícias

Links Úteis

Contato e localização

Parceiros

Cadastre-se e receba o
Polinews
Informe seu email para receber o Polinews

 
Em 2030 MS terá 50 mil ha de seringueira e será o segundo maior produtor
Previsão de mercado foi realizada durante palestra ontem no início do “2º Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio! Eucalipto e Seringueira”, em Inocência - MS

O diretor do Grupo Polifer, Getulio Ferreira Junior, explicou em sua palestra "Porque plantar seringuiera é um bom negócio" que além da vantagem de poder utilizar áreas de pastagens degradadas para plantar seringueira, a questão de que o seringal protege mananciais, a fauna e a flora, e a vantagem de poder estocar o produto caso o valor esteja baixo, ainda tem a questão da grande geração de empregos.

“Para cada mil hectares é preciso 166 pessoas. E, é um setor que emprega muitas mulheres”, explica o diretor. Ele ainda relata quanto o produtor irá gastar com cada funcionário, “o piso salarial é de R$ 650, mais uma participação de 7% nos lucros e mais 3% como premiação por conservação. No total o empregado ganha R$ 1.200,00, por 6 horas diárias”.

Lucro

Levando em consideração 100 mil árvores, o equivalente a 200 hectares, irá lucrar 2 milhões 240 mil reais, com um gasto de 32%.

Mercado

Hoje existem dois tipos de borracha: a natural proveniente da seringueira, e a outra é a sintética, produzido através do petróleo. A diferença entre as duas, é que a natural possui um índice de elasticidade e flexibilidade muito grande, e a sintética possui uma resistência bem maior em relação aos produtos petroquímicos. Atualmente os dois tipos são utilizados num mesmo produto. Por exemplo, um pneu tem 30% de borracha natural, que é o mínimo exigido, e 60% de borracha sintética.

O palestrante explica que mais de 40 mil produtos são produzidos através da borracha, e muitos deles como o preservativo e luvas cirúrgicas não estão mais sendo produzidos no Brasil pela falta da matéria-prima.

O Brasil é responsável por apenas 1% da produção de borracha natural e consome 380 mil toneladas por ano. Em 12 anos prevê-se a duplicação do consumo. 70% da borracha consumida pelos brasileiros são importadas. “O volume plantado é muito pequeno em relação à demanda”, explica Getúlio Ferreira Junior. Do total de borracha produzida 70% vão para indústria pneumática e 30% para indústria leve.

Hoje São Paulo é responsável por 55% da produção no Brasil, Mato Grosso aparece na sequencia com 21% e a Bahia em terceiro com 11%. No entanto com a necessidade da expansão na produção, Mato Grosso do Sul começa a surgir no cenário produtor. “Em 2030, o Estado terá 50 mil hectares de seringueira, e vai figurar na segunda colocação entre os maiores produtores, atrás apenas de São Paulo”, acrescenta.

Além da produção de borracha, Getulio explica que a madeira da seringueira também é muito utilizada. “Para utilização da madeira é preciso 40 anos e vida produtiva. Na Ásia e Japão tem muito valor”, diz.

Evento

O evento está sendo realizado em Inocência, município sul-mato-grossense, localizado à 321 km de Campo Grande. Ao todo poderão ser assistidas as seis palestras, realizadas no primeiro dia do evento. Para o segundo dia estão previstas visitas técnicas em propriedades de seringueira e eucalipto, para conhecer de perto a realidade de quem está investindo em florestas plantadas.

O evento, que é uma realização do Sindicato Rural e Prefeitura de Inocência, conta com a organização do Painel Florestal e o patrocínio das empresas Hidroterragel, Florestal Brasil, Mudas Nobres e Polifer Agrícola.

Fonte: MNP
 
 
 
tags: polifer, plantio de seringueira, plantio de seringal, canecas para plantio de seringueira, canecas para seringueira, heveicultura, suporte jotão, suporte jotinha, faca para enxertia, faca corneta, pulverizador, válvula para irrigação, bico injetor de solo, refil horsy, refil stylo, faca para sangria, seringueira, polifer, adubo, floresta, seringal, gel para plantio, arame, suporte, reserva legal, insumos, borracha natural, investimento sustentável, sustentabilidade, caneca, bica, muda de seringueira
Grupo POLIFER - Todos os direitos reservados
Studio Internet